Oi gente. Neste post vamos trazer uma receita de macarrão de dar água na boca. Mas você sabe onde surgiu essa comida saborosa?
Ah, e sabia que existem algumas dúvidas sobre esse alimento que muita gente ainda tem? Tipo: Ele é saudável? Qual o melhor pra dieta: macarrão ou arroz?
Além disso, os tipos de massa são bem variados. Mas se você quer uma dica diferente para mudar o cardápio, que tal uma receita de macarrão na chapa ou frigideira?
Então vem com a gente que o post de hoje tá recheado.
Receita de macarrão na chapa ou frigideira com toque nordestino
Agora sim, vamos à receita de hoje. Não sabe o que é macarrão na chapa? Nunca fez? Pois chegou a hora de mudar um pouco o preparo e experimentar essa delícia.
Se você tiver uma chapa para fazer, ótimo. Mas se não tiver, não tem problema. Pega aquela frigideira antiaderente que dá certinho também.
Ingredientes:
- 500g de espaguete
- 200g de carne de sol fatiada e frita
- 2 colheres de azeite
- 1 cebola picadinha
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 300g de carne moída
- 1 pitada de pimenta do reino
- Cheiro verde
- 1 colher de tempero caseiro
Modo de fazer:
Primeiramente, vamos cozinhar o macarrão e deixá-lo “al dente”. Numa panela separada, coloque o óleo e frite a carne até ela ficar toda douradinha. Depois insira a cebola, a carne de sol, a pimenta, o molho de tomate e deixe apurar até ficar seco.
Logo depois, é hora de esquentar a chapa ou a frigideira e colocar o azeite e o macarrão. E aí é só ficar mexendo e deixá-lo fritar. Por fim, coloque o molho, mexa bem e insira o cheiro verde.
A partir daí é só experimentar essa delícia e comentar aqui o que achou da receita.
Mas se você tem outras dúvidas sobre o macarrão, inclusive, como cozinhar e não deixar grudar, continue lendo o post e aproveite para tirar essas e outras dúvidas.
Frigideira de Cerâmica 1,5L Oxford
Onde surgiu o macarrão?
Então, há historiadores que alegam que o macarrão surgiu na China e Marco Polo levou e disseminou na Itália, mas há também os que alegam que na verdade ele foi criado na Sicília, Itália.
Enfim, não vamos entrar nessa discussão, porém, o mais importante é que ele chegou até nós. Aqui no Brasil, o macarrão chegou pelas mãos dos imigrantes italianos lá pelo século 19.
E adivinha, a praticidade e o baixo custo fez com que o bom e velho macarrão se espalhasse e fosse apreciado por tantas pessoas, assim como é até hoje.
Tire suas dúvidas sobre o macarrão
Embora seja um alimento bastante consumido em todo o mundo, ainda existem algumas dúvidas muito pesquisadas pelas pessoas.
Por isso, a gente trouxe algumas dessas principais questões e respondeu cada uma para vocês.
Macarrão é carboidrato?
Então, é sim. Segundo nutricionistas, o macarrão pode ser um carboidrato simples e também complexo. Os simples são aqueles da massa mais clara. Já os integrais são os complexos, esses vêm com mais nutrientes.
Macarrão é feito de quê?
Bom, existem vários tipos de macarrão, mas o mais comum e consumido é feito com farinha ou sêmola de trigo comum e água.
Macarrão: como cozinhar e não grudar?
Para cada 100g de macarrão coloque 1 litro de água. Só adicione o sal quando a água estiver fervendo. E nada de colocar óleo ou azeite, visse, porque isso vai deixar o alimento pesado.
Agora, na hora de colocar a massa, nada de quebrar, viu. O ideal é inserir inteira e ir mexendo até ela amolecer e caber direitinho na panela. E o ponto “al dente” é perfeito, pois deixa a massa cozida e ao mesmo tempo firme.
Porém, o tempo de cozimento vai depender do tipo de massa, inclusive, mais abaixo a gente fala um pouco sobre isso. Mas fique atento ao tempo que é descrito na embalagem, para conseguir o alcançar o ponto que você mais gosta.
Depois, basta escorrer, colocar o molho e servir. Não precisa lavar com água fria. E se seu prato não vai ter molho, coloque um fio de azeite para o macarrão não grudar.
Macarrão é saudável?
Portanto, já sabemos que o macarrão é um carboidrato, logo, ele é importante sim na alimentação. Além do mais, esse tipo de massa tem pouco sódio, gordura e colesterol. E também tem baixos níveis glicêmicos, o que traz mais sensação de saciedade e mantém os níveis de açúcar estáveis.
No entanto, como diz o ditado popular: tudo demais é veneno. Por isso, nada de exagerar, pois o excesso de macarrão pode acarretar problemas como: diabetes, colesterol alto etc.
Macarrão ou arroz: qual o melhor pra dieta?
O bom mesmo é optar por um ou outro e evitar comer os dois juntos, pois os benefícios são semelhantes e eles são do mesmo grupo. Sendo assim, tanto faz escolher o arroz ou o macarrão.
Quais os tipos de macarrão?
Então, existem dois tipos principais de macarrão:
Massa seca – é aquela industrializada que costumamos encontrar no supermercado. Ela é feita basicamente de farinha de trigo e água. Nesse caso, podemos encontrar diversos tipos de acordo com o tipo de farinha. Exemplo: farinha sem glúten, farinha integral etc.
Massa fresca – é aquela massa que fazemos em casa com farinha de trigo comum e ovos. Esse tipo costuma ser mais maleável e absorve bem o molho.
Qual o tipo de macarrão para sopa?
As massas pequenas são as ideias para colocar na sopa, pois cozinham mais rápido. No Brasil, os mais populares são: conchinha, letrinha e gravatinha.
Saiba mais:
Confira outras receitas e os produtos certos para fazê-las na categoria “COMIDA BOA”.
E sabia que no Armazém PB tem vários produtos de utilidade doméstica? Confira todos e aproveite nossas promoções no site do Armazém Paraíba.
Até a próximaa!