Quem nunca saiu de casa para comprar um dindim na vizinha que levante a mão. Geralmente, os sabores eram os mais tradicionais: chocolate, maracujá, coco. Só que, com o passar do tempo, ele ganhou novos sabores e ingredientes e ficou conhecido por dindim gourmet.
Mas o que é um dindim gourmet? Como se faz?
Portanto, a gente separou as melhores receitas desse geladinho com ingredientes especiais para refrescar esses dias quentes.
Além disso, as receitas são fáceis de fazer e podem te ajudar a ganhar uma renda extra.
Qual a diferença do dindim normal para o dindim gourmet?
O dindim normal é, basicamente, um suco, da fruta ou industrializado, colocado em um saquinho de plástico e levado ao congelador para ficar bem gelado e refrescante.
Por outro lado, o dindim gourmet é aquele mais elaborado, que conta com alguns ingredientes diferentes, além de água e açúcar, como leite em pó, leite condensado, nutella, entre outros.
Além disso, ele costuma ser bem mais cremoso que o tradicional. Já deu água na boca, né? Então, veja a seguir!
Por quais outros nomes também é conhecido o dindim?
Nossa língua portuguesa é muito rica e, por vezes, o nome de algumas coisas mudam de região para região. O dindim é um exemplo disso.
No Rio de Janeiro, ele é bem conhecido como sacolé. Em São Paulo é geladinho, se for para o interior, é juju. Belo Horizonte é chup chup. E em Cuiabá é suquinho ou foquinha.
Aqui no Nordeste, então, é uma variação grande, visse! Em Recife chamam também de dudu, Paraíba e Fortaleza é dindim, em Maceió é flau.
E olha que a gente tá falando só de um dindim e já aparece esse tanto de nome. Porém, seja qual for o nome dado, o importante é o bem que ele faz, né não? Deixa tudo mais fresquinho, mais gostoso.
Receitas fáceis de dindim gourmet
Dindim gourmet de Paçoca
Esse é um dos dindins mais populares e que tem a nossa cara. Um sabor indiscutível e muito bom de ser saboreado em qualquer dia do ano. Além de ser uma boa renda para toda a família durante o ano inteiro.
Esta receita abaixo dá para em média 6 pessoas é bem fácil de fazer.
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite (sem soro)
- ½ xícara de leite
- 3 colheres de sopa de leite em pó
- 8 paçocas (com 20 gramas cada uma)
- 1 pitada de sal
Modo de fazer:
Primeiro, separadamente, dissolva as 3 colheres de sopa do leite em pó na meia-xícara de leite. Logo depois, coloque também o leite condensado e creme de leite e leve ao fogo médio.
Mexa bastante até ficar parecendo mistura de brigadeiro mole. Em seguida, desligue o fogo e coloque a paçoca esfarelada, o sal e misture.
Deixe separado e espere esfriar. Ao esfriar, basta distribuir o conteúdo nos saquinhos plásticos, deixar umas duas horas no congelador e pronto! Agora é só se deliciar!
Dindim gourmet de milho
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 caixinha de creme de leite
- 200 gramas de milho em conserva
- 1 colher de sopa de liga neutra
Modo de fazer:
Primeiro, escorra o milho e passe uma água rapidinho. Logo depois derrame o leite no liquidificador, acrescente o milho e bata por uns 3 minutinhos.
Quando terminar de bater, passe na peneira, para eliminar o bagaço do milho e depois leve de volta ao liquidificador. Depois acrescente o açúcar, creme de leite, leite condensado e a colher de liga neutra. E bata por 2 minutinhos.
Depois disso é só distribuir o conteúdo no saquinho e levar ao congelador.
Dindim gourmet de Cupuaçu
Ingredientes:
- 1 litro de leite
- 5 colheres de açúcar
- 2 colheres de leite em pó
- 1 xícara cheia de polpa de cupuaçu (3 das de supermercado)
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 colher de liga neutra
Como fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata.
Obs: O liquidificador do pequeno pode ficar muito cheio. Nesse caso, você pode dividir o conteúdo da receita em duas etapas ou comprar um liquidificador grande para bater tudo de uma só vez.
Aí é só encher o saquinho e colocar no congelador.
Enfim, viu só como são simples de fazer? A base para fazer de qualquer sabor é praticamente a mesma, aí é só mudar o ingrediente de acordo com o seu gosto ou ideia.
Dessa forma, dá até para colocar a criançada para fazer junto.
Saiba mais:
Quer ver outras receitas saborosas feitas com os melhores produtos? Então você tem que conferir nossa categoria de “Comida Boa”.
Pois a gente também fez uma matéria dando receitas para fazer coquetéis sem álcool. Só não se refresca se não quiser, né não?
Assim, até a próxima, hein!