A bicicleta infantil é um daqueles grandes presentes que a gente costuma desejar quando é criança, né? Só que escolher a bike certa nem sempre é uma tarefa fácil para os pais.
E a dúvida começa quando eles se perguntam se já é a hora de a criança começar a pedalar. Fora isso, tem os questionamentos quanto ao tamanho da bicicleta para cada idade e quais itens de segurança são essenciais nessa fase.
Por isso, a gente vai te ajudar a sanar essas e outras dúvidas para que a bicicleta do dia das crianças seja a melhor e inesquecível.
Além disso, separamos alguns modelos em promoção no site do Armazém PB. Então vem que tem muitas informações legais.
Quais os benefícios de andar de bicicleta para as crianças
A gente já sabe que pedalar traz muitos benefícios para a saúde, mas e no caso das crianças? Alguns pais têm medo do que pode acontecer, se de repente é muito arriscado…
No entanto, se a prática é iniciada, incentivada e feita da maneira certa, os benefícios para a infância e desenvolvimento da criança, são inúmeros. Separamos alguns deles aqui para vocês terem noção:
- Ajuda na postura;
- Aumenta a resistência física;
- Contribui com o desenvolvimento dos músculos, articulações e massa óssea;
- Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, o desenvolvimento intelectual e o raciocínio;
- Ganha mais noção de espaço;
- Têm menos ansiedade e estresse;
- A atenção e a disciplina são estimuladas;
- Estimula o respeito ao outro, o companheirismo, entre outros valores sociais;
- Incentiva o contato com a natureza e a consciência ecológica;
Viu só como vale a pena motivar a criança a andar de bicicleta? Deixe o medo de lado e, com cuidado, comece a incentivar e estimular a criança nessa prática. Ela só tem a ganhar, né não?
Mas será que já tá na hora de ela começar a pedalar? É sobre isso que a gente vai falar agora.
Quando a criança deve começar a andar de bicicleta
Começando com o triciclo
Ainda na fase de bebê, entre os 9 meses até os 2 anos de idade, o ideal é começar pelo triciclo, tanto para os nenês que ainda não andam, quanto para aqueles que já dão uns passinhos.
Isso porque, esse contato inicial com o triciclo já é um aprendizado para mais na frente ele iniciar na bicicleta, pois aprenderá, por exemplo, a como movimentar as pernas usando os pedais.
Bicicleta com rodinhas
Agora, já perto dos 3 anos de idade, uma bicicleta com rodinhas é interessante, porém um adulto tem que estar sempre por perto.
E, para ir para a próxima fase, ou seja, já começar a andar sem as rodinhas, você pode ir aumentando a altura delas aos poucos. Aí quando ver que elas já não estão tocando no chão, você pode tirá-las.
Contudo, deve-se respeitar o tempo da criança e deixá-la adquirir a segurança necessária para seguir rumo ao próximo passo.
No entanto, novamente, é indispensável a presença de um adulto sempre de olho para evitar acidentes mais graves. Porém, uma queda ou outra pode ocorrer, por isso a importância dos itens de segurança, mas isso a gente vai falar já já.
Pedalando livre e solto
A média para esse momento chegar é a partir dos 6 anos, mas isso pode variar de acordo com a criança. Mas, geralmente, é o período em que se manter em equilíbrio se torna mais fácil, pois a coordenação motora já está melhor desenvolvida.
Como escolher bicicleta infantil
Uma pergunta bastante frequente é com relação ao aro da bike. Sendo assim, vamos começar falando sobre ele, ok?
Qual o aro da bicicleta infantil
Existem algumas indicações do tamanho ideal do aro para algumas faixas etárias, no entanto, isso pode variar um pouco a depender do crescimento da criança. Mas já é um ponto de onde você partir para ser mais assertivo. Veja logo abaixo:
- Aro 12 – 2 a 4 anos
- Aro 14 – 4 a 6 anos
- Aro 16 – 5 a 8 anos
- Aro 20 – 7 a 10 anos
- Aro 24 – 8 a 12 anos
Por outro lado, não é só a idade que vai contribuir com essa decisão. O peso e a altura da criança também são fatores essenciais nessa escolha e mais abaixo você vai entender por que.
O assento da bike
Logo após a escolha do aro, é a vez do assento, o banco da bike. Opte por um assento nem muito grande, nem pequeno demais, o importante é que a criança fique bem apoiada. E nem deve ser muito duro e nem muito mole.
Além disso, conseguir apoiar o pé no chão enquanto está sentada, é essencial para a criança. E ao pedalar, prestar atenção se ela consegue esticar bem a perna e se não dobra demais quando o pedal estiver em cima.
O guidão ideal
Nesse caso, o ideal é que ele seja ajustável, pois conforme a criança cresce, podemos ir ajustando.
Freio para a bicicleta infantil
O V-brake é o mais comum e indicado para as bikes desse tipo. E que seja de fácil alcance e acionamento para as crianças.
Quadro da bike
A criança precisa sair do selim em segurança, por isso, veja se o quadro está num tamanho bacana que, nesse caso, não pode ser muito alto em relação ao tamanho dela.
Câmbio de marchas
É bom começar a pensar em marchas quando a criança já está mais acostumada com a bike e com mais controle. Assim como, quando os passeios começam a ficar maiores e alcançar subidas, por exemplo, pois aí elas conseguirão transpor com mais facilidade.
Pedal
Em tal caso, veja se os pedais permitem que ela firme bem o pé e não tenha alguns itens que possam vir a machucá-la.
Pneus
Para as bicicletas que serão usadas na rua, o ideal é que os pneus sejam de borracha. Se for ambiente asfaltado, os pneus podem ser mais lisos, mas se tiver terra, eles podem ter cravos.
Equipamentos de segurança
Nada de deixar o menino sair de bicicleta sem capacete, hein. Esse é um item indispensável. Outros que são indicados: luvas, joelheiras e cotoveleiras. Além do mais, colocar um tênis torna o passeio ainda mais seguro e confortável.
E que tal a gente ver alguns modelos para o presente do dia das crianças? Olha as bicicletas infantis que a gente separou.
Bicicleta infantil: alguns modelos
Bike Aro 12
Bike Aro 16
Saiba mais:
No dia das crianças, o site do Armazém Paraíba é o lugar onde comprar bicicleta infantil. E lá também tem bike em promoção.
Elas vão adorar esse presentão. É pra guardar na lembrança e no coração.
Até a próxima, hein!