O perfume é um tipo de cosmético bem antigo, visse! Ele existe há mais de 3 mil a.C. E a origem da palavra vem dos egípcios. Mas você sabe quais os tipos que existem e a diferença entre eles?
Com certeza você já se pegou na dúvida se compraria um perfume do tipo colônia, ou desodorante, por exemplo.
Se você souber a diferença entre os principais, certamente, isso vai te ajudar a escolher o melhor perfume.
Descubra algumas curiosidades e saiba onde passar o perfume e estar sempre bem cheiroso.
Além disso, a gente preparou um QUIZ para você testar os seus conhecimentos sobre as diferentes fragrâncias.
Bora lá?
Tipos de perfume
Que existem diferentes tipos de perfume você já deve ter notado, visto que, a gente vê deles aos montes em todo lugar, né? E já deve ter percebido também que alguns têm uns nomes diferentes.
Mas, na prática, existe diferença entre uma colônia, por exemplo, e um desodorante colônia? Ou entre um Eau Toilette e um Eau Parfum?
Adiantamos que existe, sim! Confere logo abaixo:
Esse tipo de perfume é mais leve, pois tem menos concentração, com até 7%. É ótimo para os dias mais quentes e garante uma fixação de no máximo 5 horas.
O desodorante colônia possui uma fixação média de até 8 horas. E a concentração fica em torno de 8% a 10%. Ele pode ser usado em diversas situações, seja no dia ou à noite. Tem um aroma mais suave.
Esse entra na categoria das fragrâncias mais marcantes, com concentração alta (de 15% a 25%). E ele chega até 10 horas de fixação.
Quando a gente fala do perfume mesmo, ele é o que tem a maior concentração da forma pura e tem uma fixação maior na pele. Chega a durar 12h ou mais na pele. Além disso, o preço dele costuma ser mais elevado que os demais.
O perfume do tipo Eau Fraiche ou, literalmente, água fresca, é ideal para quem tem a pele mais sensível ou intolerante, pois a concentração de água é maior do que a de álcool.
A fixação é de no máximo duas horas.
Algumas curiosidades sobre o perfume
Perfume tem validade?
Segundo especialistas, não há como precisar quando um perfume expira, pois isso vai depender de alguns fatores como a composição, a exposição, entre outros fatores.
Contudo, aqui no Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece que cosméticos, como perfumes, por exemplo, têm validade de 5 anos.
Porém, fique atento ao cheiro e à coloração do produto. Isso vai sinalizar muito mais o tempo de vida dele do que necessariamente a data estipulada na embalagem.
Além disso, se você conservar o perfume da maneira correta, ele pode durar por muito mais tempo.
Como conservar o perfume?
Evite ambientes muito quentes e com luz do sol, pois esses fatores contribuem para a redução da vida útil do perfume.
Prefira os locais mais frescos e arejados. E nada de deixar o produto aberto, hein!
Onde passar o perfume?
Os locais mais indicados para o uso do perfume são aqueles onde costumamos ter a temperatura mais alta e onde menos transpiramos.
Esses locais costumam ser: nos pulsos, atrás das orelhas, na nuca, na parte posterior dos joelhos e nas dobras dos cotovelos.
E não precisa exagerar na quantidade, hein! Basta borrifar uma única vez em pelo menos duas regiões do corpo e já dá pra ficar cheirosinho.
Outra coisa, usar um hidratante na pela antes de colocar o perfume também ajuda na fixação.
E aí, gostou de saber mais sobre o perfume? Só que ainda não acabou, visse!
Agora é o momento de interagir no nosso QUIZ e conhecer algumas das fragrâncias existentes.
Será que você conhece? Clique no ícone ao lado e descubra!