No dia nacional da cachaça, o quadro “Aqui é meu lugar” vai para Areia, no brejo paraibano. Lá são produzidas umas das melhores cachaças do Brasil. Essas bebidas da região já receberam prêmios nacionais e até internacionais.
A aguardente de cana faz parte da nossa cultura e também é um dos ingredientes da caipirinha, outra bebida brasileira muito famosa.
Portanto, além de conhecer um pouco da cana de Areia, a gente separou uma receita de caipirinha que você pode fazer com o kit que tem no site do Armazém PB.
Bora conferir?
Cachaça é o quê, mesmo?
Cachaça é uma bebida exclusivamente brasileira produzida a partir da cana de açúcar com teor alcoólico entre 38% e 48%. Para dizer que é cachaça tem que ser feita com cana de açúcar e ter o limite de álcool citado, do contrário, não é cachaça.
Como é feita a cachaça?
A gente vê aquele líquido transparente e pode até achar que é simples para fazer, né? Mas não é não, visse! Veja só as etapas para produzir uma pinga:
- Colher a cana;
- A cana passa pela moagem e o caldo é recolhido;
- Depois é fermentado;
- E por último é destilado.
E para ser engarrafada ela tem que descansar por no mínimo 6 meses. Diga aí!
Depois de ter essas noções básicas, a gente vai conhecer um pouco da cachaça que é produzida na cidade de Areia, no brejo da Paraíba.
Areia-PB: a capital paraibana da cachaça
A cidade do brejo da Paraíba de fato é a capital da cachaça, e num é conversa fiada, não, hein! Foi uma lei estadual, de 2001, que concedeu esse título à Areia. Isso porque, o município já era conhecido pela produção do destilado de cana e pelos grandes engenhos.
Há um tempo atrás, no período colonial, Areia tinha mais de 100 engenhos de cana de açúcar. Praticamente todos surgiram e se desenvolveram fabricando rapadura e açúcar mascavo. A produção de cachaça veio depois.
Atualmente, o município é o 4º do país em número de produtores de cachaça. E são mais de 2 mil pessoas trabalhando no negócio na região, local de onde saem mais de 4 milhões de litros por ano.
O padrão da bebida produzida na região é a cachaça branca, aquela forte e encorpada. A do tipo envelhecida já é mais recente, em torno de uns 10 anos para cá.
Algumas das principais marcas de cachaça de Areia são: Cristal de Areia, Elite, Aroma da Serra, Matuta, Turmalina da Serra, Triunfo, Princesa do Brejo, entre outras. Com certeza você já deve ter ouvido falar ou até mesmo provado algumas, né?
O turismo da cachaça
O clima em Areia chega aos 12º no inverno e juntando a isso a sua arquitetura colonial, com os engenhos e os grandes casarões da época, acabou se tornando um roteiro turístico extremamente atraente.
Isso porque, muitos casarões, hoje tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda mantêm o estilo da época do Brasil colônia e o visitante também pode saborear e conhecer o processo de criação da cachaça. É um passeio riquíssimo pela história do lugar.
Um dos lugares que poderá visitar é o Museu da Rapadura. Nele é contada a história do homem do campo da região paraibana, principalmente, com relação à cultura da cana-de-açúcar.
Além disso, claro, um passeio pelos engenhos é certo. E alguns deles são: o Ipueira, Vaca Brava, Quati, Viração, São José, Triunfo, Carro, Bujari e Santa Tereza.
E não é à toa que o turismo da cachaça está inserido em um dos maiores eventos do país, o Caminhos do Frio, que ocorre no período de julho a setembro em várias cidades do brejo paraibano com muita cultura, história, gastronomia e arte.
Com o trabalho árduo dos produtores e a fama alcançada pelo destilado de cana de açúcar, o produto vem sendo aperfeiçoado com a criação de versões de cachaças especiais e envelhecidas.
Pois, se você ainda não conhece o município de Areia, na Paraíba, vale a pena investir nesse passeio, viu! Tem muita história e cultura e algumas pingas a serem experimentadas (risos).
Falando em experimentar, que tal preparar uma receita com cachaça?
Uma receita com cachaça: caipirinha
A famosíssima caipirinha é tipicamente brasileira e tem na cachaça um dos seus principais ingredientes. A receita é muito simples, mas pode ficar ainda mais fácil de fazer com o Conjunto Caipirinha da Mor.
Ademais, algumas cachaças são mais indicadas para o preparo dessa receita. Nesse caso, opte por uma cachaça pura, prata ou ouro.
Ingredientes:
- 1 limão do grande
- 2 colheres de açúcar
- gelo (de acordo com seu gosto)
- cachaça
Modo de fazer:
Pegue primeiro seu kit caipirinha feito em bamboo. Esse material tem função bactericida natural, ou seja, as fibras não apresentam poros e isso faz com que não haja acúmulos de resíduos indesejáveis. Sua caipirinha vai sair limpa, purinha!
Pegue a tábua e a faca, feita em aço inoxidável, corte o limão no sentido horizontal. Depois vire-o na vertical e corte-o ao meio. Em seguida lembre de retirar a parte branca do limão e fatie.
O kit vem com um copo de vidro de 465ml, então, coloque dentro dele o limão fatiado, mais duas colheres cheias de açúcar, e com o pilão, também feito em bamboo, soque até que saia todo o suco do limão.
Por fim, coloque pedras de gelo até quase encher o copo e encha-o com a cachaça escolhida.
Agora pegue a colher de bamboo, que vem no kit, mexa bem e depois é só servir.
Uma delícia refrescante, hein!
Saiba mais:
Em suma, como nosso nordeste é rico, né? E a gente precisa valorizar e conhecer esses redutos de história e cultura do nosso povo.
Falando nisso, em nosso Blog a gente faz questão de informar você sobre o melhor da nossa região e cultura. É só conferir a categoria “Aqui é meu lugar”.
O Blog passou por algumas melhorias e já estamos produzindo bastantes conteúdos. Pode aguardar que em breve teremos muito mais.
E se quiser ver todas as características do produto para fazer a melhor caipirinha da sua vida, é só clicar aqui: kit caipirinha.
Mas se você quer conferir também o que tem de produtos novos no Armazém PB, basta clicar aqui em: facilidades para a cozinha.
Além disso, no canal do YouTube do Armazém Paraíba, a gente fez um vídeo com produtos que vão animar ainda mais as festas em casa:
Até a próxima!