O Armazém Paraíba é uma empresa sexagenária e Francisco Feitosa, mais conhecido como Chico Paraíba, completa no próximo dia 15/04 seus 60 anos de vida. Só que eles têm muito mais em comum do que o tempo de existência.
Essa relação é longa e nos traz orgulho e muitos ensinamentos. Chico completa 60 anos, mas é você quem vai ganhar o presente ao aprender com essa história de vida.
Nascido em um pequeno povoado no município de Triunfo, na Paraíba, Chico começou como faz tudo e hoje é um dos diretores da maior empresa de móveis e eletrodomésticos do Nordeste.
Vamos saber mais sobre a vida de Chico? Vem com a gente!
As origens de Chico Paraíba
Francisco Hermenegildo Feitosa, filho de dona Maria de Lourdes e Antônio, nasceu no vilarejo de Barra do Juá. É um povoado que fica no município de Triunfo no estado da Paraíba. O vilarejo tem cerca de 200 moradores, enquanto o município tem uns 10 mil habitantes.
E Chico era o mais velho de 5 filhos, sendo dois homens e 3 mulheres. O pai tinha uma bodega e um engenho, que ficava na chapada da Serra do Constantino, onde produzia a farinha de mandioca. Chico subia a serra a pé pelo menos umas 3 vezes na semana para ajudar o pai.
Porém, quando Chico tinha 11 anos, o pai morreu deixando a família desolada. Passado algum tempo, agora com cerca de 13 anos, ele começa a pensar em dar uma vida melhor para os irmãos e a mãe. E para isso, ele resolve ir estudar e procurar um meio de subsistência em outro lugar.
E é aí que as histórias de Chico Paraíba e do Armazém Paraíba começam a se cruzar…
Uma história de muito trabalho e aprendizado
Então, aos 13 anos, Chico parte em busca de alcançar objetivos maiores na vida com o intuito de mudar a condição de sua família. E ele vai fazer isso justamente na cidade de Cajazeiras, onde surgiu o Armazém Paraíba.
Ao chegar em Cajazeiras, ele foi morar com a avó, dona Laura, uma mulher muito religiosa. E olha só! O primeiro trabalho na cidade foi justamente produzir e vender quadros com imagens de santos.
E aqui ele já vendia fiado! Vejam só, né? Chico saía de porta em porta oferecendo os quadros, até no crediário, para ganhar um dinheiro e conseguir sobreviver.
No entanto, passado um tempo, ele foi trabalhar numa praça de táxi. Na época, ele atendia os chamados de telefone solicitando um táxi e ele direcionava a chamada para os taxistas disponíveis. Aqui já ganhava um pouco melhor do que vendendo quadros. E ainda conciliando o trabalho com os estudos à noite, hein.
Depois disso, aos 18 anos, ele conheceu um gerente do Armazém Paraíba que, em paralelo ao trabalho no Armazém, também tinha uma loja de móveis e chamou Chico para tomar conta dessa loja. E ele fazia de tudo lá: abria a loja, montava móveis, entregava os produtos, fechava o estabelecimento, um verdadeiro faz tudo. O trabalho durou 1 ano e alguns meses, mas o alvo de Chico aqui já era outro: trabalhar no Armazém Paraíba.
O começo de Chico no Armazém
Foi por meio de contatos que Chico conheceu os donos do Armazém Paraíba N. Claudino, Seu Gonçalo e dona Nicéa. Depois de se conhecerem, Chico passou a dirigir para seu Gonçalo e fazer diversos outros serviços como ajudante geral. Isso ocorreu entre as décadas de 1982 e 1983.
Depois disso, Chico foi ganhando a confiança da família Claudino e foi crescendo dentro da empresa. Ele atuou em várias funções, fazendo serviços gerais, arrumação, entrega, montagem, descarregando caminhão e até movimentações bancárias.
O Armazém Paraíba foi uma verdadeira escola para Chico Paraíba. E ele era um estudante muito aplicado nessa escola. É isso que a gente vai ver agora.
De faz tudo a diretor da empresa
A família Claudino confiava muito no trabalho de Chico, principalmente, ao ver a dedicação e vontade de fazer sempre o melhor, por parte dele.
“Seu Gonçalo, dona Nicéa e família me deram a oportunidade. Confiaram e acreditaram em mim. Era como se eu tivesse encontrado um pai na pessoa de seu Gonçalo, já que havia perdido o meu aos 11 anos”, disse Chico.
À época, o Armazém ainda era pequeno, mas ele via o negócio como algo promissor e resolveu agarrar a oportunidade com todas as forças. E foi quando seu Gonçalo ofereceu a oportunidade de Chico tomar conta de uma loja do Armazém Paraíba em Irecê. Imagine só! De Cajazeiras para Irecê. Era uma mudança e tanto!
A proposta era para ele ficar uns 8 dias apenas na loja, só que deu tão certo que lá se foram 16 anos só nesta loja. E teve muitas situações inusitadas e criativas que Chico vivenciou na cidade.
Ele chegou a levar móveis para vender em cima de uma lona na feira; chegou a fazer permutas de móveis por sacas de feijão ou comprar produtos do concorrente para entregar ao seu cliente e não deixá-lo sair da loja sem levar tudo o que queria. Esse é Chico Paraíba!
E sob o comando de Chico, O Armazém Paraíba de Irecê se tornou referência em vendas e no atendimento da empresa. Só que aí chegou a hora de mudar de novo e encarar outros desafios…
Em outubro de 1999 ele veio para João Pessoa, na Paraíba, para a inauguração da loja do Armazém Paraíba da lagoa, onde seria o gerente. Passado um tempo, ele não atuava mais como gerente, mas já selecionava gerentes, visitava as lojas e foi assim que ele se tornou o atual diretor da empresa.
O que faz de Chico Paraíba um sucesso?
Assim como o Armazém Paraíba é sucesso em qualquer lugar, Chico Paraíba também mostrou durante esses mais de 40 anos como funcionário da empresa, que onde ele for colocado o trabalho será bem feito e dará frutos.
E sabe o que faz de Chico um homem de sucesso e que inspira tantas pessoas? Veja abaixo o que ele disse:
“Eu amo o que eu faço! Gosto de estar no meio das pessoas. Se o cliente não está bem, então, eu também não estou. Por isso eu paro para ouvir as pessoas. Vivo o Armazém Paraíba 24h por dia de domingo a domingo. E não esqueço das minhas raízes.”
E é com um sorriso no rosto que Chico recebe os funcionários e clientes todos os dias. Seja nas redes sociais ou no contato pessoal diário.
Por isso, Chico, nosso muito obrigado por também fazer parte da nossa história e por nos inspirar tanto com a sua vida, profissionalismo e dedicação.
Que Deus continue te abençoando e que venham mais 60 anos, né?
Feliz aniversário, Chico Paraíba!