Você já teve problemas para dormir? Sabe o quanto isso é ruim, né? Pois bem, o seu animal de estimação também pode estar com dificuldades para dormir.
E assim como o sono influencia em nossa qualidade de vida, os bichinhos também podem ter a rotina e saúde prejudicados por uma noite de sono mal dormida.
Mas o que pode estar dificultando o sono do cachorro? E como mudar isso?
Essa é a proposta do post de hoje. Além disso, confira os modelos de cama pet que a gente separou para o seu cão ou gato.
Como é o sono dos cachorros?
Embora as necessidades de dormir e as consequências de noites mal dormidas tenham algumas semelhanças com o sono humano, no caso dos animais domésticos, como os cães, ele ocorre de forma diferente.
Como exemplo, nós costumamos dormir de forma ininterrupta, enquanto os cachorros fazem isso de forma fracionada durante o dia.
Quantas horas de sono têm um cachorro?
Os filhotes geralmente necessitam de até 14 horas de sono, enquanto um adulto precisa de 8h a 12h. E quando chega à fase da velhice, volta a dormir muito.
E assim como a gente tem um tempo para pegar no sono profundamente, os bichinhos costumam dormir profundamente depois de uns 20 minutos.
Cachorros sonham?
Sim. Os cães também entram naquela fase profunda do sono em que conseguimos sonhar. E isso pode ser constatado por meio de tremores, espasmos, rosnados, gemidos, entre outras ações involuntárias.
Sintomas de que seu pet não está dormindo bem
Algumas atitudes do seu cãozinho podem revelar que o sono dele não vai lá muito bem. Para isso você precisa ficar atento a alguns sintomas:
- Inquietação;
- Desânimo;
- Sonolência;
- Irritação; e
- Ganho de peso.
Porém, esses sintomas também podem estar relacionados a outros problemas de saúde do animal. Sendo assim, o ideal mesmo é consultar o veterinário para ter um diagnóstico exato.
Dicas para o Pet dormir melhor
Mas se você já constatou que o mal do seu bichinho é sono, a gente separou algumas dicas para melhorar isso daí.
Mantenha uma rotina
Uma rotina diária vai evitar, por exemplo, que o animal fique ansioso, pois ele vai ter a horinha certa para comer, brincar e até dormir.
Gastar energia
O gasto de energia vai variar de acordo com a raça do cão. Alguns precisam de mais atividades que outros.
Logo, se você já sabe que seu cãozinho tem muita energia, crie momentos durante o dia para ele gastá-la, porque aí no fim do dia ele vai estar pronto para uma boa noite de sono.
Para isso, opte por brinquedos interativos e também faça passeios com o bichinho. Ele vai amar!
Silêncio no ambiente
Se o lugar onde o cachorro dorme é muito barulhento, isso pode estar prejudicando o sono. Muitos ruídos podem fazer com que o cão desperte a cada som indesejado.
E além do silêncio, as luzes podem incomodar e fazer com que o animal fique se levantando e se movimentando demais. Portanto, procure colocar o cantinho do sono de seu bichinho no lugar mais silencioso possível.
Necessidades e conforto
Outro ponto importantíssimo antes da hora do cãozinho dormir é conferir se ele está alimentado e confortável.
Assim, a comida deve ser dada com pelo menos duas horas que antecedem o sono. E atenção à quantidade, pois se ele comer demais pode causar gases e incômodos ao dormir.
Além do mais, veja se ele está bem aquecido ou se sente frio. No último caso, opte por uma roupa quentinha, cobertor ou manta.
Cama inadequada
Já pensou que a cama pode estar prejudicando o sono do animal? Afinal, alguns cães têm problemas de saúde que requerem cuidados especiais, como artrite, por exemplo.
Ou, simplesmente, o modelo de cama do pet está inadequado ao tamanho e porte do bichinho.
Se esse é o seu problema ou você está procurando uma cama mais confortável para o seu animal de estimação, veja a seguir alguns dos modelos que a gente separou.
Camas para cachorro
Os modelos de cama pet que você verá abaixo trazem as características das camas da Probel. Além disso, elas podem ser transportadas para qualquer ambiente dentro de casa ou até mesmo para outro lugar.
Cama box luxo para cachorro com porte médio
- Vem com zíper na capa para facilitar a lavagem;
- O estofamento tem fibra siliconada e a espuma é D20 de 5 cm;
- Altura para o PET: 18,5 cm;
- Altura total laterais: 23,5 cm;
- Altura do colchão: 5 cm;
- Tecido do box: Corino Branco;
- Base: Madeira com revestimento em Corino;
- Altura dos pés: 2,5 cm
- Garantia: 3 Meses contra defeitos de fabricação;
- Tamanho Médio Porte: 75×55 cm;
- Peso: 9 kg
Cama Pet Sleep para cães com grande porte
- Tecido do colchão: Suede Marrom (CAB);
- Tecido da base: Corino Preto (6W);
- Estofamento: Fibra siliconada + Espuma D20 de 3 cm;
- Faixa lateral: Jacquard Preto Liso;
- Altura: 10 cm;
- Garantia: 3 Meses contra defeitos de fabricação;
- Tamanho Grande Porte: 100×80 cm;
Cama Pet Sleep Pelmex para cães de pequeno porte
- Tecido do colchão: malha branca gramatura 280 gramas e detalhes na cor cinza (CEA);
- Estofamento: fibra siliconada + espuma D20 de 3 cm;
- Altura para o pet: 17 cm;
- Base: Madeira com revestimento em madeira Jacquard Cinza (AF);
- Altura dos pés: 3,0 cm;
- Garantia: 3 Meses contra defeitos de fabricação;
- Tamanho Pequeno Porte: 45 X 55 cm;
- Peso: 3kg.
Com essas dicas e modelos de cama para pet, que a gente acabou de passar, com certeza, as horas de sono do seu animal vão melhorar demais.
Saiba mais:
E o Armazém PB também é o lugar onde comprar caminha para cachorro. E elas são de muita qualidade e conforto para o seu pet, seja ele um cachorrinho ou um gato. Aproveite e até o próximo post!