As férias da criançada já já terminam e começa o desafio para manter a concentração e os estudos em dia, né não? Mas sabia quer ter um cantinho de estudo pode ajudar contra as distrações?
Ter um ambiente de estudo pode auxiliar na concentração e até incentivar seu filho a estudar mais. Além do que, construir um espaço assim, pode ser simples e barato. Vem, que vou te mostrar!
1. A importância de ter um ambiente de estudo para a criança
O fato de ter um lugar reservado para se estudar, fazer as atividades escolares e educativas pode despertar o interesse dos pequenos pelo aprendizado, principalmente, se for um ambiente atraente para a criança.
Um espaço lúdico pode levar os pequenos para outro mundo, cheio de novidades e beleza. Além de ser uma maneira de começar a introduzir hábitos de leitura, concentração, organização e criatividade na vida deles.
Sem contar que será um novo cantinho de estudo feito, especialmente, para ele! E aí, claro, você pode acrescentar o tema responsabilidade, ensinando a criança a cuidar e manter todo o material escolar em ordem.
Vale a pena investir, gente! E é fácil de fazer, bora ver?
2. Dá para criar um cantinho para estudos sem gastar muito?
Sem dúvidas! Na maioria dos casos, o ambiente, móveis e objetos já existem, só falta você adaptá-los para um lugar de estudo. Em outras situações, basta separar um lugar da casa que não estava sendo usado, ou estava, mas de forma não tão proveitosa, e pôr a mão na massa.
Você mesmo pode criar esse ambiente do zero ou com o que já existe aí na sua casa. Logo abaixo eu falo sobre como começar esse trabalho. Vamos lá?
3. Onde montar o cantinho para estudar?
A área para sua criança estudar pode ser criada no quarto dela, na sala ou em um escritório. Mas, vale lembrar, que o lugar é para atividades educativas, então, precisa ser um ambiente arejado, iluminado e silencioso. Afinal, queremos uma criança concentrada e não distraída.
a) Dá para criar esse lugar mesmo em ambientes pequenos?
Claro que sim! Sabe por quê? Se você tiver um espaço que dê para colocar uma escrivaninha e uma cadeira, pronto, já podemos iniciar esse trabalho! E existem escrivaninhas que já vêm com estante e até armários integrados e também escrivaninha infantil.
Ah, e se você tem mais de uma criança, não tem problema. Uma mesma mesa de estudo, dependendo do tamanho, pode servir para duas pessoas. Não pense na dificuldade, mas sim em como você pode driblá-la. Essa é a chave!
O resto vai depender da sua disposição e criatividade. Sim! Criatividade! Porque você pode transformar um lugar que ninguém dava nada por ele, em um espaço incrível.
Esse é o assunto a seguir. Continua comigo! Mas antes, veja alguns dos itens escolares que temos no site do Armazém PB.
4. Como decorar e organizar o cantinho de estudo para atrair a criança?
Como o espaço será da criança, por que não o criar juntos? Isso é importante até para inseri-lo na atividade e ouvir o que tem a dizer. Ele, com certeza, vai se sentir muito mais inserido e interessado por tudo aquilo. Afinal, também ajudou a fazer.
Quais as cores que seu filho mais gosta? E o desenho ou personagem preferido dele? Uma pintura já vai fazer toda a diferença! Papel de parede é um item a mais, ou até mesmo, colagens em um quadro.
As prateleiras também são muito úteis. Elas vão colaborar com a organização, fator importante para que os pequenos possam procurar os livros ou outros objetos e encontrá-los com facilidade. Elas podem ser compradas já prontas ou você mesmo pode fazer com sobras de outros móveis. Aproveite para ensinar a organizar tudo depois de usar.
Bem como, um armário multiuso pode deixar o cantinho de estudo bem bonito e também organizado, onde as crianças podem guardar o material de estudo e também os brinquedos.
Que tal criar um mural para começar a ensinar sobre compromissos e tarefas desde pequeno? Aqui um simples quadro pode ajudar nessa iniciativa. Usar cores e personagens que a criança gosta é uma excelente ideia para compor.
Você sabia que com latas de achocolatado é possível fazer organizadores para canetas? Pois é! Nada de deixar os lápis espalhados pela mesa. Esses objetos que falei aqui são baratinhos, sem contar que podem ser produzidos aí na sua casa mesmo!
a) O que deve ter na mesa de estudos?
O espaço não servirá apenas para os estudos, mas também para leitura, tarefas escolares, pintura, colagem e outras atividades. Mas, cada um deve estar separado em seu devido lugar.
Na escrivaninha, por exemplo, mantenha o básico: lápis, borracha, caderno, notebook, computador ou tablet. Lembra que eu falei da iluminação? Se o ambiente é carente disso, aposte numa luminária de mesa.
Objetos que poderão ser usados para pintura, colagens e outras ações educativas, deixe nas prateleiras ou em armários próximos à escrivaninha. Não esqueça de deixar uma lixeira por perto para ir descartando o lixo.
Viu como pode ser simples e fácil criar um espaço agradável e atrativo para o seu filho estudar? Separando uma área, alguns objetos e usando sua criatividade, dá para fazer um ambiente incrível para a criança.
E o mais importante é saber que esse lugar pode despertar uma paixão pelos estudos, pela leitura e até pelas artes.
No site do Armazém PB você confere os móveis infantis e para bebês e os móveis para escritório de que precisa. Confira!!