Aqui na Paraíba a gente é conhecido pela terra onde o sol nasce primeiro, pelas belíssimas praias e o clima seco, só que existe outro lado da Paraíba que vale a pena demais conhecer.
É um lado onde a temperatura, no inverno, chega a 12º graus. E é nessa localidade onde acontece o evento Caminhos do Frio.
Há mais de 10 anos, o Caminhos do Frio vem sendo realizado no Estado. Vamos conhecer como tudo começou, com que objetivo, quais são essas cidades e por que o evento já está há tanto tempo fazendo sucesso em nosso calendário.
Vem que a gente te conta tudo!
O que é o Caminhos do Frio?
É um evento cultural e turístico que acontece entre os meses de Julho e Setembro em nove cidades do Estado da Paraíba, cidades localizadas na região conhecida como Brejo Paraibano.
E essa área fica próxima de algumas das principais capitais, como João Pessoa, Recife e Natal. Saindo da capital da Paraíba, João Pessoa, por exemplo, até o brejo paraibano dá uns 120 quilômetros de distância.
São 17 municípios que fazem parte da região do Brejo da Paraíba, mas a Rota Cultural Caminhos do Frio conta com a participação de 9 cidades: Areia, Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Alagoa Nova, Remígio, Bananeiras e Alagoa Grande.
Essa região fica na parte mais alta do estado, onde o clima é mais úmido e o verde fica bem evidente. A temperatura média durante o ano varia entre 23 e 24º, mas no inverno, em algumas cidades, ela chega a 12º. É uma localidade linda de se ver e de se curtir, viu!
Essa parte da Paraíba é rica não apenas pela natureza exuberante, mas também por toda a história e cultura. Logo abaixo a gente vai falar um pouco mais sobre isso.
A história do Caminhos do Frio
O ponto inicial dessa história aconteceu durante o I Seminário de Regionalização do Turismo do Brejo e o objetivo era trabalhar para o desenvolvimento sustentável e integrar a região. E desde então o evento só é possível por causa das diversas parcerias entre governos, empresários, comerciantes locais, artistas, entre outros.
O que tem na programação da Rota Cultural?
Cada cidade envolvida no projeto Caminhos do Frio tem uma programação específica, dependendo do que a cidade oferece, os artistas, etc. Mas no geral, ao participar da Rota Cultural você poderá aproveitar eventos como:
- Trilhas ecológicas;
- Apresentações culturais;
- Festivais gastronômicos;
- Feiras de artesanato;
- Passeios nos engenhos;
- Atividades de ecoturismo, entre outras.
Muitos pontos turísticos do Brejo fazem parte da história da Paraíba e os passeios levam os visitantes a conhecer teatros, engenhos, casarões e também alguns artistas da região como: Jackson do Pandeiro, o artista plástico Pedro Américo, o escritor José Américo de Almeida, entre outros.
Caminhos do Frio 2023
A Rota Cultural Caminhos do Frio deste ano (2023) começou no dia 03/07 e segue até o mês de setembro. O evento começa na cidade de Areia e vai passar também pelos seguintes municípios: Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.
Serão muitas atrações musicais, inclusive artistas locais, passeios e história por mais de 60 dias consecutivos de programação. Se tá com tempo pra aproveitar e não sabe como, tá aí uma excelente pedida!
Se você, assim como a gente, está ansioso para acompanhar tudo o que está previsto na Rota Cultural Caminhos do Frio deste ano, dá uma olhada nas datas do evento em cada cidade:
- Areia: 3 a 9 de julho:
- Pilões: 10 a 16 de julho
- Matinhas: 17 a 23 de julho
- Solânea: 24 a 30 de julho
- Serraria: 31 a 6 de agosto
- Borborema: 7 a 13 de agosto
- Remígio: 14 a 20 de agosto
- Bananeiras: 21 a 27 de agosto
- Alagoa Grande: 28 de agosto a 3 de setembro
- Alagoa Nova: 04 a 10 de setembro
E se quiser conhecer uma loja de móveis e eletrodomésticos com muito orgulho de ser nordestina e de fazer parte desse povo feliz e trabalhador, é só conferir o site do Armazém PB.
Até a próxima viagem!