O amor ao Nordeste, à nossa terra, povo, cultura, é algo que deixamos transparecer em tudo que fazemos, mas tem outra coisa que nos move com muita paixão e entrega que é a fé.
E é por isso que, depois de falarmos sobre algumas das principais festas de São João da região, do forró e comidas típicas, agora vamos falar sobre os santos juninos que são o motivo dessas celebrações que a gente gosta tanto.
Afinal, quem foram São João, Santo Antônio e São Pedro? E como essas comemorações tiveram início? Segue com a gente que vamos te contar tudo direitinho.
A origem das festas juninas
Os historiadores contam que tudo começou de forma pagã, no hemisfério norte, para festejar as colheitas, no chamado solstício de verão. Com o avanço do cristianismo, a comemoração foi destinada aos Santos da Igreja Católica.
Aqui no Brasil, as festividades foram trazidas pelos portugueses, durante a colonização. No início era festa de São João ou joanina, mas depois passou a se chamar junina, por acontecer no mês de junho. E com o tempo, outros santos como o Antônio e o São Pedro também passaram a ser homenageados.
Foi uma das melhores coisas que nos aconteceu, né não? De lá pra cá essas comemorações têm crescido e conquistado muitas pessoas, independentemente da crença.
Porém, é muito gostoso poder conhecer um pouco da história e personalidades envolvidas nelas. Por isso, chegou a hora de sabermos mais sobre os Santos homenageados no São João.
SANTO ANTÔNIO
Sim, esse é o famoso santo casamenteiro. E ele ganhou esse título por ter ajudado muitas moças pobres a se casarem. Isso porque, a um tempo atrás, as jovens meninas precisavam ter um dote para pagar ao futuro marido e poderem se casar. Sem dote, sem casamento.
E é aí que entra o Santo Antônio. Ele ajudava essas noivas a conseguirem o valor do dote. Por causa disso, ele também era conhecido como o Santo dos pobres.
Bom, mas antes de ser Santo, nem Antônio ele era, sabia? O nome de batismo dele na verdade era Fernando, mas depois ele mesmo mudou para Antônio ao entrar para a Ordem Franciscana.
O Santo Antônio nasceu em Portugal, iniciou na carreira militar, mas, infeliz, resolveu fugir para um convento. Lá iniciou no ofício sacerdotal e até chegou a conhecer São Francisco de Assis. Era tido como um homem inteligente e com bastante conhecimento teológico. Ajudou na formação de frades e chegou a ser missionário na África.
Depois que morreu, em 13 de junho de 1231, na Itália, foi beatificado e canonizado após ter vários milagres atribuídos a ele. E a data passou a ser o dia de Santo Antônio.
Durante os festejos juninos é comum vermos todo tipo de gente buscando uma ajudinha do Santo para conseguir o tão sonhado amor da vida.
Ajuda aí, Santo Antônio, porque tá difícil! (risos)
SÃO JOÃO
São João é um santo privilegiadíssimo, sabia? Foi ele quem anunciou a vinda de Jesus e ainda batizou Cristo no rio Jordão.
A história dele está registrada na Bíblia, no chamado Novo Testamento. Lá a gente descobre que ele é filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. E é nesse livro que também estão registradas algumas das passagens famosas da vida de São João.
Por exemplo, a mãe dele, Isabel, já era idosa quando um anjo anunciou ao seu marido, Zacarias, que ela teria um filho, algo que ainda não tinha acontecido para ela.
Depois o livro narra o encontro entre Isabel, já grávida, e a prima Maria, também grávida, de Jesus. Nesse encontro, São João, ainda no ventre de Isabel, se alegra ao saber da vinda do messias.
Também foi São João quem apontou para Jesus e disse: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”(Jo 1.29) Em seguida, o próprio teve a graça de batizar o filho de Deus no rio Jordão.
Mas o mesmo livro que mostra tantas coisas felizes e honrosas que o profeta João viveu também revela todo o sofrimento pelo qual ele passou no deserto e depois preso até sua morte.
Devido a tudo isso, ele é considerado pela Igreja Católica como o maior dos profetas e é o mais famoso dos outros santos juninos. Não é à toa que a festa leva o seu nome até os dias de hoje. O dia de São João é comemorado em 24 de junho.
Viva São João! Por toda sua obra e vida!
SÃO PEDRO
Esse Santo da Igreja Católica também teve presença marcante nos evangelhos do Novo Testamento na Bíblia.
Ele e o irmão André foram os primeiros discípulos chamados por Jesus. No livro de Lucas é descrito esse momento do chamado, onde Jesus diz que vai fazê-lo um pescador de homens. E ele obedeceu de pronto!
E movido pelo Espírito Santo, aos discípulos serem questionados por Jesus sobre quem Ele seria, imediatamente Pedro respondeu que Jesus era o messias, o filho de Deus. Ainda assim, durante o julgamento do messias, Pedro foi aquele que o negou 3 vezes, assim como o próprio Jesus havia anunciado que aconteceria.
Pedro foi testemunha ocular de muitos milagres de Jesus e foi o primeiro a ver o Cristo ressurreto. Imagine só!
E assim como São João, Pedro também teve uma morte dura, no seu caso, ele foi crucificado de cabeça para baixo, pois não se achou digno de morrer do mesmo jeito que o seu Senhor.
Portanto, São Pedro é festejado no dia 29 de junho por ser considerado o guardião das chaves do céu, o padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros. Ah, e ele também é o grande guardião da chuva.
Estás vendo como é legal saber um pouco mais da vida desses santos homens? É nisso que cremos e ficamos muito felizes em compartilhar a nossa fé com todos vocês.
FELIZ SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SANTO ANTÔNIO!