Qual desses produtos eu devo comprar? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm na hora de escolher alguns produtos. E agora, com o verão se aproximando (oficialmente, né? Porque aqui em nosso nordeste, é verão o ano inteiro) a dúvida é: no quesito ar e ventilação, eu compro um ventilador, um ar-condicionado ou um climatizador?
Nesse caso, vou tentar te ajudar nessa, vamos lá!
Ventilador
Uma curiosidade sobre o ventilador, é que ele surgiu de um experimento com leque. E o inventor foi o engenheiro americano, Schuyler Skaats Wheeler, no ano de 1882. O primeiro modelo a ser inventado foi o hoje famoso ventilador de mesa.
Nesse caso, é importante lembrar que a função principal do ventilador é fazer o vento circular e não resfriar, então, o ideal é usá-lo em ambientes fechados onde existe a passagem de ar, mas ela é mais difícil.
Vantagens e desvantagens:
- Costuma ser mais barato, leve, econômico e de fácil instalação (você mesmo faz);
- Há uma variedade de modelos no mercado. Seja pelo tamanho: 30,40 e 50 cm ou pelo tipo: ventilador de mesa, ventilador de coluna e ventilador de parede.
- E a manutenção é, basicamente, mantê-lo limpo.
- Ruim para quem tem problemas respiratórios e alergia à poeira;
Ar-condicionado
A primeira instalação de um ar-condicionado foi feita em Nova York para tentar aliviar o calor dentro de uma indústria de impressão. E a primeira remessa que chegou ao Brasil foi vendida em apenas duas semanas. Se já era um sucesso por lá, imagina aqui nos trópicos?
Afinal, a função principal desse produto é refrigerar o ar. Nesse caso, diferente do ventilador, o ambiente deve ser totalmente fechado, pois ele não necessita de qualquer circulação de ar para poder funcionar.
Mas também, uma dica é sempre chamar um técnico para ver a possibilidade de instalação no ambiente e, em caso de prédio, verificar a capacidade energética.
Vantagens e desvantagens:
- Além de ter a opção de fazer o ar circular, o ar-condicionado também refrigera;
- É possível programar a temperatura ambiente;
- Tem uma função que permite a retirada das impurezas do ar;
- Consome mais energia e deixa o ambiente mais seco;
- Necessária manutenção;
Climatizador
Você sabia que o climatizador é mais antigo que o ar-condicionado? Pois é! Algumas pinturas antigas mostravam escravos abanando jarros com água dentro do quarto para resfriá-lo. Então, não esqueça, quando estivermos falando de climatizador, lembre-se da umidade do ar.
Além disso, é mais indicado para regiões onde o calor vem acompanhado de ar seco, pois a função dele é, justamente, melhorar a qualidade do ar. E aqui a gente fala muito de ecologia e economia!
Porque o climatizador usa água para baixar a temperatura do ambiente, deixando-a mais úmida e não utiliza gases que agridem o meio ambiente.
Vantagens e desvantagens:
- Bom pra quem tem problemas alérgicos;
- Ideal para ventilação e umedecer o ar;
- Mais econômico que o ar-condicionado;
- Boa opção para quem tem problemas respiratórios;
- Não indicado para locais muito quentes e com bastante umidade;
Portanto, a gente separou informações que tenho certeza de que vão te ajudar na sua decisão. E pra fechar, em nossa loja virtual, você vai encontrar algumas sugestões desses produtos em nossa campanha de ar e ventilação:
Climatizador Zellox com purificador de ar
E em nosso canal do YouTube também fizemos um vídeo explicando essas diferenças. Veja aqui: