Com tantos tipos de bicicleta que existem, muita gente fica na dúvida de qual bike comprar. O mais indicado é você escolher uma bike que se ajuste às suas necessidades e características, pois isso vai te permitir uma experiência mais agradável e com segurança.
Mas afinal, qual tipo é o ideal para você? Vem com a gente que a matéria vai falar dos tipos de bike que existem, as características principais, tamanhos, entre outras informações importantíssimas para te ajudar nessa escolha.
Você quer uma bike para qual atividade?
A primeira pergunta que você precisa responder para si mesmo é essa. Pois o objetivo da sua pedalada vai dizer muito sobre a bike que você precisa ter. Sendo assim, vamos falar um pouco dos tipos de bicicletas, ok?
1. Bike do tipo urbana
As bikes urbanas são feitas para as cidades: ciclovias, parques ou ruas. Está procurando um modelo para trabalhar, ou dar alguns passeios no parque? Esta é a bicicleta!
Quando ouvir falar embicicletas urbanas, lembre-se de trajetos curtos e médios. O design traz características que valorizam o conforto: o quadro permite uma postura mais em pé, selins grandes e macios e as rodas têm aros maiores (70 cm de diâmetro).
Geralmente, esses modelos de bike vêm com alguns acessórios: bagageiro, luzes de segurança, faróis, entre outros.
Bicicleta Colli July Juvenil Aro 20 Rosa Neon
O foco desse tipo de bicicleta não é a velocidade, logo, existem modelos com marchas e outros sem.
E, nessa categoria, existem vários modelos: urbana clássica, urbana clássica retrô, híbrida, dobrável, especiais e de cargas. Aqui vai depender do seu gosto ou estilo, podendo variar um pouco nas características técnicas conforme a distância e local onde você pretende andar.
2. Bicicleta do tipo Speed
São bicicletas feitas para velocidade e performance no asfalto, ou superfícies lisas, que não tenham irregularidades. Voltadas para o esporte, principalmente, o ciclismo.
Mas você já deve ter visto uma galera andando por aí com umas bicicletas bem fininhas e com o ciclista praticamente deitado, né? Pronto! Eles usam a bike speed, também conhecida por bike de ciclismo ou bike de asfalto.
A bicicleta de asfalto vem com muitas marchas e tem um sistema de freio simples, mas eficiente. Os modelos vão variar no material do quadro, o número de marchas, o sistema de freio, cores etc.
E aí, pronto para acelerar numa bike dessas?
3. Tipo de bicicleta: Mountain Bike
Quer uma bike que aguente todo tipo de terreno? É esta! Aguenta buraco, lama, trilhas, pisos irregulares. A BTT (bike de todo terreno) é realmente resistente e pronta para qualquer desafio.
Também é bem voltada para o ciclismo, só que esse de montanha, ambientes com terrenos irregulares, com terra, neve, mato etc.
A Mountain Bike tem pneus mais largos, com cravos e suspensão. A suspensão ajuda a diminuir o impacto nesses terrenos irregulares.
O guidão geralmente é reto, dando mais estabilidade. O quadro é reforçado, tem mais marchas e uma coroa menor para obter mais intensidade.
E se você pensa numa bike para fazer algumas viagens turísticas, a bicicleta mountain bike é perfeita.Essa prática, inclusive, é conhecida como Cicloturismo.
Se o objetivo é se aventurar, acerte na escolha e opte pela Mountain Bike.
Portanto, decida o objetivo das suas pedaladas e, a partir disso, comece a cuidar da sua saúde, bem-estar, mente e, de quebra, ainda conhecer outros lugares. Andar de bicicleta é mesmo maravilhoso!
Ah, mas não vá embora antes de conferir os modelos de bike que separamos para você.
E se você tá querendo mudar de vida e voltar a prática de atividade física, olha só essa bike que separamos. É mais um vídeo do nosso canal no You Tube: